18 de abril de 2011

Pessoas otimistas têm mais motivos para comemorar

Conheço algumas pessoas tão pessimistas, que só de ficar perto parece que tudo piorou ao meu redor. Você chega com um sorrisão e lhe deseja "Bom dia" ele até deseja o mesmo pra você, mas a cara diz que ele não crê que o dia será realmente bom. Saio de perto com vontade de tomar um banho de sal grosso (nunca tomei e não acredito nisso! esse banho é bom apenas para o fabricante do sal...). Pior ainda é aquele que brinca exatamente com seu defeito ou uma falha cometida lá no tempo do Grupo Escolar Marechal Rondon, tipo: - até que enfim tá trabalhando, heim... (e a pessoa tinha passado quase três anos atrás de um emprego).
Essa matéria do site Minha Vida dá algumas dicas para mudar isso e melhorar o seu dia e de todos em seu redor.

Quando algo de ruim acontece, como uma demissão, separação, doença ou até mesmo um acidente, é normal gastar um bom tempo se lamentando. Porém, é preciso brigar contra esse sentimento e aprender a dar a volta por cima.

Valorizar as conquistas aumenta a autoestima e atrai energias positivas. Por isso, cada mudança na vida merece ser compartilhada com amigos, marcada na agenda e espalhada pela casa com bilhetinhos.

Tudo é válido para festejar as coisas boas da vida. Você sentirá uma constante satisfação que vai servir como motivação para ir adiante e incentivar outras pessoas a seguirem o seu exemplo. "Quando conseguimos algo que nos parecia difícil, o prazer é enorme e a sensação de vitória nos deixa com um brilho especial no olhar", diz a psicóloga Marina Vasconcellos.

Você é uma pessoa otimista?
Essa questão é fácil de responder. Observe quantas pessoas estão ao seu redor e há quanto tempo. Ninguém aguenta ficar perto de quem está sempre de baixo astral. Ser otimista só atrai energias positivas para a sua vida e para sua saúde.

Pesquisas mostram que os otimistas, além de serem mais felizes, também vivem mais que os pessimistas. Um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, analisou 338 homens e 322 mulheres com mais de 50 anos durante 23 anos. Aqueles que tinham um ponto de vista positivo sobre a vida viveram em média sete anos e meio a mais que os outros.

Já outra conclusão, feita por pesquisadores da clínica Mayo, em Minnesota, também nos Estados Unidos, descobriu que pessimistas morrem mais cedo. Eles analisaram a ficha de 839 pacientes submetidos a testes de personalidade entre 1962 e 1965. O índice de sobrevivência foi 19% maior entre os otimistas.

Quatro passos para ser uma pessoa otimista
1. Sorria: se partimos da premissa de que você atrai o que transmite, então sorrir para as pessoas vai fazer você atrair simpatia também. O pessimista acha que o mundo inteiro está de implicância com ele e, na maioria das vezes, fica com a cara fechada.

2. Compartilhe a felicidade com os amigos: "ninguém vive sozinho. Dependemos do olhar e do reconhecimento do outro desde que nascemos. Amigos nos fazem ver além do nosso pequeno mundo. São pessoas diferentes de nós com quem nos identificamos", diz a psicóloga Marina Vasconcellos.

3. Comemore suas conquistas: o que você realiza na vida não é apenas uma questão de sorte ou acaso, mas de batalhas. Acreditando nisso e valorizando seus próprios feitos, além de aumentar a autoestima, você também será mais feliz.

4. Diminua seus problemas: os pessimistas sempre acham que seus problemas são os piores do mundo. Pense sempre que a questão não é tão grave e que você vai conseguir resolvê-la. Você verá que dessa maneira seu mundo ficará mais leve. (fonte: Minha Vida)

Um comentário:

Anônimo disse...

O pessimismo e o medo da vida é um grande obstáculo para a mesma.