1 de abril de 2011

Baú: Associação Tagliari - 1975

Do álbum do Itamar Tagliari, foto mostra mais uma formação da Associação Tagliari, agora de 1975.
Itamar, agora funcionário aposentado da Fundação de Esportes de Campo Mourão, além treinador da equipe era ótimo como jogador. Míope, ele jogava de óculos, numa época em que eles eram de puro vidro e a quadras quase sempre de cimento ou concreto. Vi ele quebrar alguns deles. Ele vivia dizendo, para torcedores e adversários, que eles eram inquebráveis. Um dia, antes de uma partida numa cidade paranaense, não lembro qual delas, ele foi assediado por um torcedor adversário, que de revólver na mão, apontava para os óculos e o desafiava: - vamos ver se são mesmo inquebráveis?. Desse dia em diante, ele nunca mais 'garganteou' aquilo que não existia. Itamar jogava demais e eu, como fã número um dele, sempre joguei com a camisa dois, a mesmo que ele sempre usou defendendo as cores do time da família e da seleção mourãoense.
Na foto, aparecem os manos Flavinho e João Carlos, o Tiguera, que eram ótimos no futebol de campo e faziam bonito no futsal.
Na recém inaugurada Cancha Tagliari, onde aprendi a gostar do futsal, qualquer partida, fosse ela de um simples campeonato municipal, era o suficiente para lotar as arquibancadas. A primeira foto mostra muito bem isso. Clique nelas para ampliar.

Cancha Tagliari - Campo Mourão - 1975
em pé (da esquerda para a direita): Itacir Tagliari (in memorian), Gordinho, Antonio Admir "Beline" Fuzeto, Itamar Tagliari, Carlos Alvaro Tagliari e Paulo Gilmar Fuzeto.
agachados: Flavinho Marques, João Carlos "Tiguera" Marques e Odair.

Um comentário:

danilo kravchychyn disse...

Luizinho,

A quadra do Tagliari foi um marco no esporte de Campo Mourão. É importante lembrar que nessa época (1975), a cidade não possuia nenhum ginásio de esportes.
O time do Tagliari projetou Campo Mourão no cenário esportivo do Paraná e do Brasil.
Em 1975 Campo Mourão conquistou pela primeira vez o título dos Jogos Abertos do Paraná, numa campanha espetacular, que acompanhei de perto, pois era atleta do handebol.
E volto a repetir, o futsal mourãoense somente vai voltar a ter a força daquele tempo quando recuperar a camisa do Tagliari.

Abraço,

Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR