7 de janeiro de 2009

Telona

Batman e Homem de Ferro brigam pelo Oscar de efeitos visuais
No Globo.com
O blockbuster "Batman - O Cavaleiro das Trevas' é um dos sete filmes que competem pelo prêmio da Academia, ao lado dos colegas das adaptações de HQs "Homem de Ferro" e "Hellboy II - O exército dourado".
Os outros quatro indicados divulgados nesta terça-feira (6) são: "Austrália", filme com Kidman e Hugh Jackman, "O curioso caso de Benjamin Button", de Pitt, e dois longas de ação com Brandon Fraser, "Jornada ao centro da Terra" e "A Múmia - Tumba do Imperador Dragão".
Membros do núcleo de efeitos visuais da Academia vão agora se debruçar sobre trechos de 15 minutos de cada um dos filmes e escolher três para concorrer ao Oscar em 22 de fevereiro.
A lista completa de indicados ao Oscar será divulgada no próximo 22 de janeiro.

Batman, Homem de Ferro, Hellboy 2, A Múmia e Viagem ao Centro da Terra já estão disponíveis em DVD's na Casablanca Vídeolocadora.

6 de janeiro de 2009

Baú

DER Futebol e Regatas - 1971
(Foto cedida pelo Osvaldo Broza)



Dr. Luiz Carlos Klank (in memorian), Itamar Tagliari e Antonio 'Beline' Fuzeto.

Música do Dia

Gal Costa - Coisa mais bonita

HQ

Hagar, o Horrível
Hagar, o Horrível (Hagar, o Terrível, em Portugal) é o nome do personagem principal de uma tira em quadrinhos, ou banda desenhada, criada em 1973 por Dik Browne (Dik é apelido de Richard Arthur)[1], distribuída a 1.900 jornais em 58 países e 13 idiomas.
A figura de um viking foi engendrada por Browne em 1973, em sua casa no Connecticut. O nome Hagar veio por acaso: certa feita, o próprio Dik acabara de acordar e seu filho mais novo, Chris, exclamou: "Olhe, mamãe! È Hagar, o horrível". As personagens secundárias foram, então, todas rebatizadas, respeitando-se a inicial H dos nomes. Os nomes originais se perderam.
As tiras são publicadas em 13 idiomas diferentes, em 58 países num total de mais de mil e seiscentos jornais.
Desde a aposentadoria de Dik em 1988 seu filho Chris têm cuidado das tiras pessoalmente, embora já tenha começado a ajudar o pai desde 1974. De 1989 a 1995 Chris escrevia e desenhava; de 1995 em diante os roteiros passaram a ser feitos por outros artistas.
No Brasil, as tiras de Hagar são publicadas pelo jornais Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora.

Charge: Pancho

Pancho - Na Gazeta do Povo

5 de janeiro de 2009

Baú

CINE PLAZA FUTSAL - 1968

Com foto fornecida pelo meu pai, Irineu F. Lima, e com a ajuda do Wilson “Chibiu” Gomes mostramos a equipe de futsal do Cine Plaza, montada e dirigida, em 1968, pelo seu Avelino Piacentini, que sempre foi um dos mais atuantes esportistas de nossa cidade.
Nesta época os campeonatos mourãoenses eram disputados nas canchas de asfalto bruto do Clube 10 e do Estádio “RB”.
O Cine Plaza pertencia à família Ferrari e hoje é sede própria da Igreja do Bispo Edir Macedo. (Clique na imagem para ampliá-la)


Em pé: Ilton 'Reizinho' Santin, Irineu 'Caxinha' F. Lima, Ângelo e Adilson Feitosa.
Agachados: Antonio Fabrício 'Canhoto' da Neves, José 'Catarina' Américo e Ênio.

Charge: Zerramos

Vocal

Robert Plant é eleito a melhor voz do rock
O cantor Robert Plant, vocalista do grupo Led Zeppelin, foi eleito a melhor voz do rock de acordo com uma lista organizada pela "Planet Rock". A informação é do site especializado em música "NME". O vocalista desbancou outros roqueiros como Freddie Mercury, Paul Rogers e Ian Gillan.
Outros cantores, como Roger Daltrey, David Coverdale e Axl Rose, também entraram para a relação das 20 maiores vozes do rock.
Abaixo um vídeo com Robert Plant cantando All Your Love e, logo abaixo, confira a lista com os vinte primeiros colocados:


1. Robert Plant (Led Zeppelin)
2. Freddie Mercury (Queen)
3. Paul Rodgers (Free/Bad Company)
4. Ian Gillian (Deep Purple)
5. Roger Daltrey (The Who)
6. David Coverdale (Whitesnake)
7. Axl Rose (Guns N' Roses)
8. Bruce Dickinson (Iron Maiden)
9. Mick Jagger (The Rolling Stones)
10. Bon Scott (AC/DC)
11. David Bowie
12. Jon Bon Jovi (Bon Jovi)
13. Steven Tyler (Aerosmith)
14. Jon Anderson (Yes)
15. Bruce Springsteen
16. Joe Cocker
17. Ozzy Osbourne (Black Sabbath)
18. Bono (U2)
19. Peter Gabriel
20. James Hetfield (Metallica)

Curioso

Qual é a origem da foto em que Albert Einstein está mostrando a língua?
Fonte: Guia dos Curiosos.
Muitas são as versões sobre a foto. A mais plausível – e que consta, inclusive, no site com os arquivos do físico, desenvolvido pela Universidade de Jerusalém – é a de que ela foi tirada em 14 de março de 1951, no seu 72º aniversário. Não se sabe quem é o fotógrafo mas ele trabalhava para a agência United PressInternational (UPI). Ao pedir ao físico que sorrisse, este, em resposta, mostrou a língua.

3 de janeiro de 2009

Baú

Jogos Estudantis 1975 - Paranavai


A foto abaixo, não muito nítida, mostra atletas mourãoenses no alojamento, uma escola municipal, em Paranavai, quando conquistamos o terceiro lugar e nos classificamos para as finais dos Jogos Estudantis, os Jogos Escolares de hoje, na modalidade de handebol. A equipe de xadrez, formada pelo Ben-Hur, Irineu Ambrózio e outros ganhava tudo que disputavam. Foi a primeira vez que participei de um jogos fora de casa. Infelizmente perdi o contato com alguns deles. O divertidíssimo César, que chamávamos de "Fio da Beba", sem nunca ter conhecido a mãe dele, mora numa paradisíaca praia de seu estado, o Ceará.
Tedy, Dagoberto e Irineu Ambrózio, nunca mais soube nada deles. Ben-Hur é casado com a Beth Gurgisnki e de vez em quando nos econtramos. João Barbosa mora em Guarapuava e há muito que não o vejo. Clique na foto para ampliá-la.


1- Tedy Pacífico (handebol), 2- César 'Fio da Beba" Barbosa (handebol), 3- Marcelo Silveira (handebol), 4- Luiz F. Lima (handebol), 5- Irineu Ambrósio (Xadrez), 6- Dagoberto (handebol), 7- Luiz Ben-Hur Loures (xadrez), 8- Jair Grasso (handebol) e 9- João Barbosa (handebol).

Frases

"Dotô, não sou mais pobre por que não quero, condições tenho bastante"
"Em matemática não sou muito bom não, mas em português eu si viro"
Henrique Menin, o Limão.

Música do Dia

Ney Matogrosso - Rosa de Hiroshima

"Rosa de Hiroshima" é um poema de Vinícius de Moraes que foi musicado por Gerson Conrad para a banda Secos e Molhados. Fala sobre a explosão atômica de Hiroshima. Foi lançada no ano de 1973 no disco de estréia do grupo Secos & Molhados.

Ídolos

Mussum tomando leite

Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum (Rio de Janeiro, 7/04/1941 - São Paulo, 29/07/1994), músico do grupo Os Originais do Samba e humorista dos Trapalhões, da Rede Globo.

Arte Digital

Por Taeyoung Choi

2 de janeiro de 2009

Baú

Fecilcam (Campeã do Torneio Oswaldo Wronski - 1972)
Clique na imagem para ampliá-la!

Em pé: Guido Pusch, Zé Rosa, Antonio "Beline" Fuzeto, Darci Favaro, José Zelner, Verci Sequinel, Deocleciano "Sanico" Carneiro, Euclésio Salvadori e Miguel “Andrada”.
Agachados: Silveira Claudino, Joãozinho “Darom”, Ricardo Terniovicz, “Da Guia” Tomadon, Adionir Ramos e Luiz Carlos Cavalheri.

Música do Dia

Sting e Eric Clapton - It's Probably Me
(Trilha sonora do filme "Máquina Mortífera)




Frases

"Sorveteiro é uma das melhores opções para se trabalhar atualmente: comissão de 50% e você ainda trabalha com o carro da empresa".
André Peterson Fell

Vídeo-Dicas - Casablanca Vídeolocadora

Leitores britânicos elegem "Homem de Ferro" o melhor filme de 2008
(da Folha Online)
A adaptação para os cinemas dos quadrinhos "Homem de Ferro" foi eleita o melhor filme de 2008 pelos leitores do site britânico "In The News", desbancando "Batman - O Cavaleiro das Trevas", filme que, pelos votos do público, ficou em segundo lugar.
O filme, estrelado por Robert Downey Jr, superou as expectativas no início do ano por arrecadar US$ 101 milhões (cerca de R$ 236 milhões) em sua semana de estreia nos Estados Unidos e no Canadá. Apesar de "Batman" ter também lucrado bastante, liderado outras listas de melhores filmes de 2008 e render uma indicação póstuma do ator Heath Ledger ao Globo de Ouro, os leitores do "In The News" preferiram as aventuras do personagem Tony Stark em "Homem de Ferro". O longa conquistou 23,4% dos total de voto dos leitores, enquanto "Batman - O Cavaleiro das Trevas" recebeu 21,5%.
"Na Mira do Chefe", filme estrelado por Colin Farrell e Brendan Gleeson, terminou no terceiro lugar, seguido por "Juno" e "Wall-E" na lista dos cinco melhores. E, apesar de "Mamma Mia!" ter se tornado o filme de maior sucesso na história do Reino Unido, os leitores do site britânico o colocaram na nona posição do ranking, perdendo para filmes como "Sangue Negro" e "Onde os Fracos Não Têm Vez".
Confira a lista dos melhores filmes de 2008 de acordo com os leitores do "In The News":
1. "Homem de Ferro"
2. "Batman - O Cavaleiro das Trevas"
3. "Na Mira do Chefe"
4. "Juno"
5. "Wall-E"
6. "Sangue Negro"
7. "Onde os Fracos Não Têm Vez"
8. "Trovão Tropical"
9. "Mamma Mia!"
10. "007 - Quantum of Solace"


Resenha

Trapalhadas na Copa Tibagi – Parte 2: Fertimourão

Com surpresa recebo, às 18 horas de uma terça-feira, o recado do técnico da Fertimourão, Futrika, para apanhar mais dois jogadores e seguir para Paranavaí, onde enfrentaríamos, naquela noite, a equipe da casa pela semifinal da Copa Tibagi. Apanhei os dois e seguimos para um jogo que eu achava que seria em outro dia. Chegamos e encontramos o Ginásio de Esportes vazio e ninguém para nos receber. Depois de nos informarem que o jogo seria na quinta-feira, dois dias depois portanto, voltamos para casa, querendo “matar” o “desinformado” que nos fizera viajar inutilmente.
Quinta-feira, a viagem da terça-feira já era motivo de gozação, fomos para Paranavaí decididos a passar à final do único campeonato que nossa cidade nunca tinha conquistado. Chegando lá noto a falta de nossos goleiros. A turma que seguiu na frente, numa Kombi, não encontrou o Silvio Cintra no local combinado em Engenheiro Beltrão, onde ele trabalhava, e seguiram, entendendo que o Futrika levaria em seguida o outro goleiro, Gerson Turazi, de Araruna. E o Gerson, por motivo de trabalho, não apareceu. Futrika seguiu viagem com a certeza de que o Silvio já estava lá. Depois de muitas caras feias e reclamações decidiu-se que o Getulinho seria o goleiro. Antes, um outro problema: Renan Salvadori não tinha tênis para jogar, e ele calça número 44, bico largo. Achei que seria fácil resolver e fui pedir para o Pezão, atleta de Paranavaí, nosso adversário naquela noite, um tênis emprestado e ele, amigo de longa data, afirmou que era apelidado Pezão por causa da potência do chute e que calçava número 40. Nessa altura, portanto, já estávamos desfalcados de três atletas.
Jogo equilibrado. O Benê (foto) desequilibrando como sempre e o Getulinho defendendo como nunca. Até que na metade do segundo tempo o Getulinho se desentende com o juiz e foi eliminado (acreditem, ele mandou o juiz “tomar no fióte”). Vou para o gol e na primeira bola que o Pezão, para confirmar o que ele disse antes do jogo, chuta para gol e acerta em cheio no meu rosto. Fiquei tão anestesiado que dava para fazer tratamento de canal até três dias depois. Perdemos o jogo por 4 a 3.
Fiquei sem conversar com o meu querido e até hoje prezado amigo Futrika por alguns dias. Aquela foi a última edição da Copa Tibagi.
O juiz do jogo, até hoje, ao lembrar do palavrão com que foi ofendido cai na gargalhada.
(publicada no semanário "Entre Rios" em 27/08/2005)

Curioso

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?
É uma herança genética, vinda de seus antepassados de vida selvagem, há mais de 12 mil anos. Os cachorros antigos preparavam o lugar para dormir caminhando em círculo até formar um espaço confortável entre plantas ou pedras. Isso também servia para demarcar o espaço como território particular. O hábito sobreviveu, apesar de não ter mais função.
(fonte: Guia dos Curiosos)

Separados no Nascimento

Mano do Mano
(dica do Carlinhos Teodoro)

Marquinhos, da Mecânica Marcos, e o técnico corintiano Mano Meneses.