19 de setembro de 2008

Info

Quais são as principais mudanças do Acordo Ortográfico?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entra em vigor em janeiro de 2009, pretende unificar a forma de escrever nos oito países que têm o português como a língua oficial. Conheça algumas das mudanças que vão fazer parte do seu cotidiano no próximo ano:

1 – Fim do acento que diferencia palavras escritas de forma igual. Pára, o verbo, vira para.
2 – Desaparece o acento agudo nos ditongos abertos -ei, -oi-, -eu das palavras paroxítonas. Idéia vira ideia, paranóico vira paranoico.
3 – O trema deixará de existir. Agüentar vira aguentar, cinqüenta vira cinquenta.
4 – Abolido acento circunflexo nos encontros de vogais -oo e -ee. Vôo vira voo.
5 – Será eliminado o hífen em palavras compostos cuja noção de composição se perdeu, como em pára-quedas, que vira paraquedas, e manda-chuva, que vira mandachuva.
6 – Fim do hífen também em palavras derivadas por prefixação, quando o prefixo terminar com vogal e a palavra seguinte começar por qualquer consoante, exceto “h”, ou por uma vogal diferente. Contra-regra será escrito contrarregra e auto-escola vira autoescola.
7 – O hífen passará a ser usado em palavras derivadas por prefixação, quando o prefixo termina com uma vogal igual à vogal inicial do outro elemento. Antiinflamatório será escrito anti-inflamatório e microondas passará a ser micro-ondas.
Fonte: revista Época

Nenhum comentário: